ESTUDO DE PREÇOS DE PESQUISA ESOMAR

Em termos gerais, os EUA são o país onde a pesquisa de mercado é a mais cara do mundo, seguido de perto pelo Japão, segundo o último Estudo de Preços de Pesquisa da ESOMAR em escala mundial. Um exemplo: em média, o preço de uma pesquisa típica nos Estados Unidos ou no Japão chega a exceder em mais de 30% o preço cobrado no Reino Unido, na França e na Alemanha.

A ESOMAR, Associação Mundial de Profissionais da Pesquisa, solicitou às empresas de pesquisa de todo o mundo que fornecessem orçamentos dos custos de seis tipos diferentes de projetos para um estudo sobre a política de determinação de preços. O estudo mostra o preço médio de cada tipo de estudo nos países que participaram.

Um índice geral para cada país em relação a todos os seis projetos mostra uma grande variação nos custos da pesquisa, começando com o país que cobra mais caro e terminando com o que cobra mais barato.

Por exemplo: o índice dos seis projetos varia de 242 nos Estados Unidos e 230 no Japão – os países que cobram mais caro – até 37 na Índia e 29 na Bulgária, os países onde os custos da pesquisa são os mais baixos.

Índice geral de preços de pesquisa


 
País
Índice geral
País
Índice geral
Estados Unidos
242
Itália
92
Japão
230
Brasil
88
Suécia
180
México
84
Reino Unido
170
Grécia
81
Austrália
166
Portugal
77
França
158
República Tcheca
76
África do Sul
157
China
70
Alemanha
152
Turquia
70
Bélgica
138
Polônia
52
Holanda
137
Rússia
50
Hong Kong
123
Ucrânia
48
Finlândia
118
Argentina
47
Espanha
115
Índia
37
Áustria
105
Bulgária
29
Coréia do Sul
96

Fonte: Estudo de Preços ESOMAR 2003

A importância da experiência na área de projetos

Em relação a cada projeto, perguntamos às companhias de pesquisa se elas fazem esse tipo específico de estudo com freqüência, ocasionalmente ou quase nunca. O estudo mostra que há uma correlação evidente entre os orçamentos e a familiaridade com o tipo de projeto em questão e, em muitos casos, o nível de experiência da companhia de pesquisa com um determinado tipo de projeto tem um impacto dramático sobre o preço final. Por isso, para um determinado tipo de estudo, uma companhia de pesquisa que faz esse tipo de projeto só muito raramente vai fixar um preço 62% acima do orçamento de uma outra que realiza esse tipo de trabalho freqüentemente.

As variações dos orçamentos em cada país

Ao contrário do que se esperava – que a variação entre os orçamentos mais caros e os mais baratos seria proporcionalmente menor nos mercados em que a pesquisa está muito mais bem estabelecida – não foi o que encontramos na prática. Até em mercados maduros como os dos Estados Unidos e Alemanha há uma grande variação nos orçamentos feitos por diferentes companhias de pesquisa.
É provável que essas tendências sejam apenas mais um reflexo da variação dos orçamentos segundo a familiaridade da companhia de pesquisa com o tipo de projeto em questão. Isso enfatiza ainda mais a necessidade dos compradores de pesquisa se certificarem de que toda agência que pretendem empregar para um determinado tipo de pesquisa tem experiência com esse tipo de projeto.

Detalhes do estudo

Os seis projetos para os quais pedimos orçamento foram:
·Uma pesquisa nacional de uso e atitude
·Um rastreamento do uso de sabão em pó
·Pré-teste de propaganda com auxílio de computadores

·Quatro discussões em grupo

·Pesquisa de satisfação do consumidor pela Internet

·Pesquisa telefônica de empresa a empresa

O estudo mostra também os custos médios que as companhias de pesquisa cobram normalmente de um cliente por um dia de trabalho de um profissional em início de carreira, com até dois anos de experiência; por um pesquisador tarimbado com cinco anos de experiência; por um analista de dados experiente e por uma hora de uso de uma central telefônica, incluindo os custos de um entrevistador e das tarifas telefônicas nacionais.

O trabalho de campo foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2003 e um total de 407 companhias de pesquisa, todas elas presentes no Catálogo da ESOMAR, participaram do estudo.

O Estudo dos Preços de Pesquisa da ESOMAR 2003 pode ser enviado gratuitamente a todos os membros da ESOMAR, ou comprados da ESOMAR no seguinte endereço: email@esomar.org ou www.esomar.org

Telefone: + 31-20-664.