Em termos gerais, os EUA são o país onde
a pesquisa de mercado é a mais cara do mundo, seguido de perto pelo
Japão, segundo o último Estudo de Preços de Pesquisa
da ESOMAR em escala mundial. Um exemplo: em média, o preço
de uma pesquisa típica nos Estados Unidos ou no Japão chega
a exceder em mais de 30% o preço cobrado no Reino Unido, na França
e na Alemanha.
A
ESOMAR, Associação Mundial de Profissionais da Pesquisa,
solicitou às empresas de pesquisa de todo o mundo que fornecessem
orçamentos dos custos de seis tipos diferentes de projetos para
um estudo sobre a política de determinação de preços.
O estudo mostra o preço médio de cada tipo de estudo nos
países que participaram.
Um
índice geral para cada país em relação a todos
os seis projetos mostra uma grande variação nos custos da
pesquisa, começando com o país que cobra mais caro e terminando
com o que cobra mais barato.
Por
exemplo: o índice dos seis projetos varia de 242 nos Estados Unidos
e 230 no Japão – os países que cobram mais caro – até
37 na Índia e 29 na Bulgária, os países onde os custos
da pesquisa são os mais baixos.
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Estados
Unidos
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Itália
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Japão
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Brasil
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Suécia
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México
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Reino
Unido
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Grécia
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Austrália
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Portugal
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França
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República
Tcheca
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África
do Sul
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China
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Alemanha
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Turquia
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Bélgica
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Polônia
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Holanda
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Rússia
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Hong
Kong
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Ucrânia
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Finlândia
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Argentina
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Espanha
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Índia
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Áustria
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Bulgária
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Coréia
do Sul
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Fonte:
Estudo de Preços ESOMAR 2003
·Quatro
discussões em grupo
·Pesquisa
de satisfação do consumidor pela Internet
·Pesquisa
telefônica de empresa a empresa
O
estudo mostra também os custos médios que as companhias de
pesquisa cobram normalmente de um cliente por um dia de trabalho de um
profissional em início de carreira, com até dois anos de
experiência; por um pesquisador tarimbado com cinco anos de experiência;
por um analista de dados experiente e por uma hora de uso de uma central
telefônica, incluindo os custos de um entrevistador e das tarifas
telefônicas nacionais.
O
trabalho de campo foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2003 e um
total de 407 companhias de pesquisa, todas elas presentes no Catálogo
da ESOMAR, participaram do estudo.
O
Estudo dos Preços de Pesquisa da ESOMAR 2003 pode ser enviado gratuitamente
a todos os membros da ESOMAR, ou comprados da ESOMAR no seguinte endereço: email@esomar.org
ou www.esomar.org